Orientações posturais para uma vida mais saudável

Orientações posturais

Compartilhe o Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Veja como colocar em prática ações que podem auxiliar na melhora da sua qualidade de vida e evitar problemas de coluna

As orientações posturais durante este período de quarentena e isolamento social são importantes para manter a saúde em dia. Dessa forma, o estresse e as tensões musculares se tornam incômodos contínuos, que podem atrapalhar a realização de atividades diárias de forma saudável.

No post de hoje, falaremos sobre como melhorar sua postura e evitar problemas de coluna e outras comorbidades. Acompanhe!

Qual a importância das orientações posturais?

O fato de estarmos em casa, de modo geral, proporciona novas rotinas e, dentro delas, surgem hábitos positivos e nocivos à nossa saúde. Nesse sentido, podemos passar muito tempo sentados, deitados ou realizando atividades domésticas, e tais ações afetam diretamente nossa postura, podendo gerar dores e condições prejudiciais ao paciente.

Com isso, trouxemos dicas para que o seu dia a dia seja mais saudável e com menos dores e incômodos corporais.

Como cuidar da postura corretamente?

É essencial fazer das orientações posturais ações rotineiras no seu dia a dia. Portanto, cuide do seu corpo com estas dicas:

Atenção ao mexer no celular

Mantenha o aparelho no seu campo de visão, de preferência na horizontal. Assim, você evita abaixar a cabeça e, consequentemente, o surgimento de dores cervicais. Leve sempre a tela do aparelho até o nível dos olhos e, quando terminar de usá-lo, junte as omoplatas e grude o queixo no pescoço por 10 segundos. Assim, você estará alongando a área e, também, evitando o surgimento de dores no local.

Cuidados durante o trabalho

Mantenha seus ombros alinhados com o quadril, os pés apoiados no chão para evitar que seu corpo deslize pela cadeira e postura ereta. Além disso, seu notebook/computador precisa estar alinhado com sua vista.

Postura ao dormir

Atente-se ao local onde você dorme. Sua cama não deve ser extremamente macia nem muito dura. Ela precisa relaxar o seu corpo de forma saudável, assim como o seu travesseiro: escolha um que mantenha sua coluna alinhada junto com o colchão.

Tarefas diárias

Pessoas que sofrem de osteoporose têm mais dores nas costas, esforço nos músculos e ligamentos e, consequentemente, maior risco de fratura vertebral. Por isso, é importante manter uma boa postura, mantendo as costas eretas e bem apoiadas, dobrar os joelhos e inclinar-se a partir do quadril, quando tiver que se agachar, e manter os braços junto ao corpo e usá-los para pegar objetos pesados e em locais altos.

Orientações posturais são essenciais para manter seu corpo saudável

Atenção ao sentar

Muitas pessoas têm o costume de andar com a carteira no bolso de trás da calça e, com isso, na hora de sentar ela causa uma certa elevação. Tenha o cuidado de tirá-la nestes momentos, pois a repetição deste ato pode levar a um problema postural futuramente. Assim, atente-se em sempre estar ereto e, se for necessário, utilize uma almofada na região lombar para alinhar a coluna.

Massagens relaxantes

Receber este tipo de massagem durante o dia ajuda na liberação de tensões musculares e relaxamento dos locais aplicados. Pode ser feita com objetos, como uma bola de tênis ou rolo de massagear, ou com o auxílio de uma pessoa.

Manter-se ativo

Faça exercícios físicos, pois desta forma você movimenta o corpo e mantém os ossos saudáveis e fortalecidos, evitando problemas e possíveis doenças. Há diversas opções de atividades que podem ser feitas em casa e que auxiliam na prevenção de dores.

Conte com a Tumi Espaço Clínico! Temos uma equipe médica excelente que pode te ajudar a promover saúde e bem-estar de forma segura e benéfica para sua vida. Agende seu horário e conheça o nosso trabalho!

Veja outros posts