(062) 3100-5632      contato@tumiespacoclinico.com.br    |   

A relação entre aneurisma neural e infecções bucais

Da boca ao cérebro

As bactérias e os vírus que se instalam na boca podem causar inflamação, infecção gengival e periodontite. Além disso, esses microorganismos podem também estar associados à formação de aneurisma cerebral - fraqueza em um vaso sanguíneo do cérebro, que infla e se enche de sangue. Um bom exemplo é o vírus da Herpes nos lábios, que pode causar, entre outros problemas, a redução do hipocampo  - região do cérebro associada à memória. Mas como essa relação acontece? 

Reação em cadeia

A presença de periodontite e lesões periapicais (tecidos em torno da raiz dos dentes) é uma porta de entrada para alterações inflamatórias crônicas. As inflamações, por sua vez, modificam o microambiente da cavidade oral, permitindo que as bactérias migrem pela circulação sanguínea e se depositem nos vasos do cérebro, gerando novas inflamações e modificando a parede dos vasos - é uma reação em cadeia. Ou seja, a inflamação periodontal crônica por bactérias e vírus pode levar à inflamações sistêmicas vasculares, que pode estar por trás da ruptura do aneurisma por conta das alterações que fazem na parede dos vasos sanguíneos do cérebro. 

Os fatores de risco do aneurisma

Infecções bucais ajudam a entender uma causa pouco conhecida para o aneurisma cerebral - o que permite futuramente planejar medidas de prevenção, tratando-as antes que elas tomem essa dimensão profunda. Mas além desse, há também os fatores de risco tradicionais da doença. O aneurisma cerebral possui  fatores de risco não modificáveis - predisposição genética, sexo feminino, idade inferior a 50 anos, etnia finlandesa e japonesa, além de outras doenças associadas - e modificáveis, como hiperlipidemia, tabagismo e hipertensão arterial. É neste segundo tipo que médico e paciente devem trabalhar. 

É importante enfatizar que a qualidade da saúde bucal e a ruptura dos aneurismas cerebrais são um problema grave de saúde pública. No Brasil, por exemplo, a prevalência de periodontite na população é de 15%.

Fonte: Medical Site

24 de Outubro de 2019

Agende sua consulta!
Leonardo Rocha Carneiro García Zapata - Doctoralia.com.br