(062) 3100-5632      contato@tumiespacoclinico.com.br    |   

As diferenças entre neurologia e neurocirurgia

A neurologia é a especialidade médica responsável pelos cuidados com o sistema nervoso (cérebro, medula, nervos e músculos). O neurologista tem um amplo conhecimento nos tratamentos clínicos e medicamentosos para enfermidades como AVC, epilepsia, doenças neuromusculares, transtornos do movimento, Alzheimer, entre outros. Então, quando o paciente apresenta sintomas como dificuldades para dormir, dores de cabeça, dificuldades motoras, visão turva, tonturas, formigamentos, convulsões, problemas de memória ou confusão mental, a primeira providência é consultar o neurologista.  

 

Já a neurocirurgia é responsável por procedimentos cirúrgicos invasivos e não-invasivos no sistema nervoso central e periférico. O neurocirurgião é requisitado nos casos em que uma intervenção cirúrgica é necessária. Atua geralmente em centros cirúrgicos, mas também em consultórios, mantendo uma relação com os pacientes antes, durante e depois da operação. 

Este profissional orienta o tratamento clínico e cirúrgico de enfermidades como hidrocefalia, tumores, epilepsia, doenças vasculares e degenerativas (aneurisma, AVC, traumas cranioencefálicos, lesões raquimedulares), cirurgias de coluna em geral, desordens dos movimentos (mal de Parkinson, síndrome de Tourette), dentre outras.  

 

A neurologia e a neurocirurgia são especialidades complementares em diversas situações. O acompanhamento conjunto é o ideal para um tratamento otimizado e completo, com os melhores resultados. O objetivo é priorizar a qualidade de vida do paciente. 

 

Fonte: Medical Site 

03 de Setembro de 2020

Agende sua consulta!
Leonardo Rocha Carneiro García Zapata - Doctoralia.com.br