(062) 3100-5632      contato@tumiespacoclinico.com.br    |   

É possível prevenir o rompimento do aneurisma cerebral?

O aneurisma cerebral é uma dilatação anormal que pode ocorrer nas paredes das artérias cerebrais. Essa dilatação geralmente surge por conta do enfraquecimento ou defeito na parede arterial. Aneurismas podem permanecer silenciosos durante toda a vida ou podem ainda se romper e causar uma hemorragia cerebral.   


Na ruptura do aneurisma, ocorre o extravasamento de sangue do vaso para os tecidos cerebrais - o que acaba lesionando esses tecidos e provocando uma elevação da pressão intracraniana, sendo fatal em grande parte dos casos.  

 

Se você tem histórico de aneurisma na família ou possui hábitos ou doenças que de alguma forma podem contribuir para o enfraquecimento das paredes das artérias cerebrais, deve ficar atento e realizar um acompanhamento médico regular. Mas, uma vez diagnosticado o aneurisma, é possível prevenir o seu rompimento?  

 

Bom, a melhor forma de prevenir o rompimento do aneurisma é evitando e controlando os fatores de risco. Ficar longe do cigarro, manter os níveis de glicose e colesterol equilibrados, além do controle da pressão arterial.  

 

Porém, após realizado o diagnóstico do aneurisma, deve-se programar o tratamento cirúrgico, a menos que o paciente não tenha condições clínicas para a realização da cirurgia.

 

Em suma, o diagnóstico precoce do aneurisma cerebral é o primeiro passo para prevenir seu rompimento. Dessa forma é possível conferir uma atenção maior ao controle dos fatores de risco e receber indicação de cirurgia para correção do quadro.  

 

Converse com seu neurocirurgião. 

 

Fonte: Medical Site

06 de Agosto de 2020

Agende sua consulta!
Leonardo Rocha Carneiro García Zapata - Doctoralia.com.br