(062) 3100-5632      contato@tumiespacoclinico.com.br    |   

Neurocirurgia endovascular - tratamento cirúrgico das doenças neurovasculares

A neurocirurgia endovascular é uma sub-especialidade da neurocirurgia cujo objetivo é tratar cirurgicamente as doenças vasculares do cerebro e medula espinhal, utilizando cateteres e guias manipulados pelo trajeto das artérias e veias, sendo visualizado por telas de computador. 

Seu grande diferencial em relação à cirurgia convencional (aberta) é a amenização do trauma cirúrgico no tratamento de doenças arteriais e venosas, evitando incisões invasivas, que geram mais cicatrizes, além de maior tempo cirúrgico e de internação. A técnica permite também que pacientes de alto risco para a cirurgia convencional possam ser submetidos a um tratamento com um pouco menos de risco.

Assim como no cateterismo cardíaco, na cirurgia endovascular para tratamento de doenças neurocirúrgicas, o cateter é introduzido pela virilha ou membro superior do paciente. Em vez de ser direcionado para o coração, como no cateterismo cardíaco, ele é direcionado para o cérebro, para as lesões a serem tratadas, sendo guiados por aparelhos de raio x em tempo real.

Por meio desse tipo de cirurgia é possível tratar aneurismas, estenoses arteriais, avc isquêmico (coágulos), malformações vasculares, etc.

É o médico neurocirurgião o responsável por avaliar o seu caso e indicar ou não este tipo de cirurgia como opção terapêutica.

Fonte: Medical Site

21 de Maio de 2020

Agende sua consulta!
Leonardo Rocha Carneiro García Zapata - Doctoralia.com.br