(062) 3100-5632      contato@tumiespacoclinico.com.br    |   

Quais são as indicações da neuroendoscopia?

Com o objetivo de reduzir traumas e tratar lesões intracranianas, especialmente em crianças, a neuroendoscopia ocupa um lugar muito importante na neurocirurgia atual.

Como a técnica é minimamente invasiva, pouco danifica as estruturas vizinhas, permitindo que o neurocirurgião veja o interior de cavidades cerebrais com aumento, graças a um endoscópio cirúrgico. Os instrumentos cirúrgicos são adaptados e passam por dentro do endoscópio ou por pequenas aberturas, possibilitando o acesso a tumores, hemorragias e outras lesões, mesmo que profundas, sem precisar de uma grande cirurgia.

Assim, o procedimento resulta em menor tempo cirúrgico, melhor precisão e menor sangramento.

Aplicações

As indicações atuais da neuroendoscopia ocupam dois aspectos: o primeiro pode ocorrer pelo diagnóstico (biópsia de lesões císticas e tumorais) ou por intervenções anatômicas (microneurocirurgia). O segundo ocorre por indicação terapêutica, especialmente para corrigir a circulação do líquido cefalorraquidiano (LCR) e hidrocefalias complexas, para colocação ou remoção de cateteres intraventriculares, aspiração de cistos ou hematomas e dissecção de tumores intraventriculares ou adjacentes. Ambos aspectos são mais frequentes na neurocirurgia pediátrica, especialmente em casos de lesões como a hidrocefalia complexa, de tumores e cistos intraventriculares.

Em suma, as indicações mais frequentes são: hidrocefalia, tumores intraventriculares e da base do crânio, neurocirurgia assistida por endoscopia, remoção de hemorragias do tecido cerebral, entre outros.

Abordagem

A neuroendoscopia pode ser realizada com segurança, como primeira opção cirúrgica de lesões ou como complemento de cirurgias abertas ou guiadas, com resultados muito benéficos para os pacientes. A curto prazo e graças às melhorias na neuronavegação e na estereotaxia sem frame, sua utilização será ainda mais ampla e precisa.

Fonte: Medical Site

05 de Março de 2020

Agende sua consulta!
Leonardo Rocha Carneiro García Zapata - Doctoralia.com.br